4.2.3. Teste Ambiente de Produção
Teste de Conexão Ambiente de Produção (SCRIPT/PROD)
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Criando teste de conexão ambiente de produção manualmente.
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Para a criação de conexão ao banco de dados, entre no browser (navegador) e digite o endereço do IP do Servidor SURICATO (IP da maquina que utilizará o SURICATO, https://IPdaMaquina/suricato/app/_lib/prod/):
Exemplo: https://172.16.14.246/suricato/app/_lib/prod/
Atenção: Verificar se o status do Serviço "TelematicaSuricato" esteja "em Execução", Caso contrario Inicia-lo.
Exemplo - Serviço "Telemática Suricato"
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Será exibida a página para criação de conexão ao banco de dados:
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No exemplo abaixo, será realizada a conexão com banco de dados ORACLE.
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Selecione o idioma e entre com a senha: Tsi123!!
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Pressione o Botão "Entrar" para prosseguir com o Ambiente de Produção
Exemplo - Conectar ao Ambiente de Produção
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Para conexão com o banco de dados, é obrigatório que o nome da conexão seja SURICATO. Então para conexão, entre na opção Editar conexão.
Menu - Ambiente de Produção
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Selecione o Banco que deseja conectar clicando no seu Icone
Exemplo - Edição de Conexão
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Ao selecionar o Banco poderemos visualizar as configurações efetuadas na instalação do suricato, Clique em "Testar Conexão" para verificar se a conexão estã sendo efetuado com sucesso
Exemplo - Banco de Dados

Exemplo - Conexão Realizado com sucesso
Possíveis erros que podem ocorrer no teste de conexão ambiente de produção
VARIÁVEL de AMBIENTE TNS_ADMIN
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Definir o diretório onde será mapeado o TNSNAME.ora do Oracle, em ambientes que existem Oracle 11g 64 bits com Oracle client 11g 32 bits, alguns casos quando vai configurar o ambiente de produção do SURICATO realizando um teste de conexão.
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Para resolver esse erro, definir o parâmetro da VARIAVEL TNS_ADMIN.
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Diretório do Oracle onde está mapeado o TNSNAMES.ora.
Exemplo: “C:\app\Administrator\product\11.2.0\dbhome_1\NETWORK\ADMIN”
Figura: Variável de Ambiente TNS_ADMIN
Configurações PATH do Windows para o ORACLE
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No PATH do Windows, é necessário mapear os diretórios do Oracle 11g 64 bits e Oracle 11g client 32 bits na ordem abaixo, sendo que o client deve vir primeiro:
Exemplo: “C:\app\Administrator\client_1;C:\app\Administrator\product\11.2.0\dbhome_1\bin;”
Observação: O diretório do “client” deve ser mapeado até o arquivo “oci.dll”, em alguns ambientes pode estar no diretório “..\client_1” ou “..\client_1\bin”.
Figura: Variável de Ambiente PATH Oracle Windows
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NÃO deve existir a variável de ambiente ORACLE_HOME no Servidor de Aplicação do SURICATO, pode ter conflito com a conexão do PHP com o ORACLE.
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Após realizar todos os procedimentos acima, se o erro persistir deve ser reiniciado o Servidor do SURICATO para que o Windows reconheça as alterações das variáveis de ambiente.
Como verificar se (Módulos, bibliotecas, dll’s) inicializou com o PHP:
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O arquivo “info.php” é usado para identificar os parâmetros iniciais do PHP, é possível saber todos os parâmetros que estão configurados (diretório onde estão carregando as extensões, quais extensões carregadas, entre outros parâmetros).
Exemplo:https://172.16.9.13/suricato/info.php
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Neste exemplo, consta o IP do servidor e a informação consta o info.php.
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O parâmetro “PHPIniDir” indica qual a pasta que o PHP está usando.
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Essa parametrização de diretório está no arquivo “httpd.conf” localizado no diretório:“C:\Program Files\Telematica\SURICATO\apache\conf”
Figura: Configuração arquivo (httpd.conf)
Figura: Link (Scriptcase / Info.php)
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Diretório onde o PHP carrega as extensões, editar o arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\Apache\php”
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Verificar se o caminho do diretório está correto, atenção nas (barras / e contra barras \) em alguns servidores pode ter diferença, depois que alterar o diretório, reiniciar o serviço Telematica SURICATO.
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
Figura: Link (Scriptcase/ Info.php)
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No arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\apache\php”
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Verificar se as extensões estão habilitadas na inicialização do PHP.
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Os parâmetros que estão sem ponto e vírgula indicam que a extensão está habilitada.
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
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Após realizar as alterações acima e reiniciar o serviço Telematica SURICATO, no link do “scriptcase/info.php”, verificar se a extensão foi carregada.
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Esse mesmo procedimento pode ser feito caso o PHP indique ausência de alguma extensão.