4.2.3. Teste Ambiente de Produção

 
Teste de Conexão Ambiente de Produção (SCRIPT/PROD)
  • Criando teste de conexão ambiente de produção manualmente.
  • Para a criação de conexão ao banco de dados, entre no browser (navegador) e digite o endereço do IP do Servidor SURICATO (IP da maquina que utilizará o SURICATO, https://IPdaMaquina/suricato/app/_lib/prod/):
    Exemplo: https://172.16.14.246/suricato/app/_lib/prod/
     
    Atenção: Verificar se o status do Serviço "TelematicaSuricato" esteja "em Execução", Caso contrario Inicia-lo.
     
    Exemplo - Serviço "Telemática Suricato"
     
  • Será exibida a página para criação de conexão ao banco de dados:
  • No exemplo abaixo, será realizada a conexão com banco de dados ORACLE.
  • Selecione o idioma e entre com a senha: Tsi123!!
  • Pressione o Botão "Entrar" para prosseguir com o Ambiente de Produção
     
    Exemplo - Conectar ao Ambiente de Produção
     
  • Para conexão com o banco de dados, é obrigatório que o nome da conexão seja SURICATO. Então para conexão, entre na opção Editar conexão.
     
    Menu - Ambiente de Produção
     
  • Selecione o Banco que deseja conectar clicando no seu Icone
     
    Exemplo - Edição de Conexão
     
  • Ao selecionar o Banco poderemos visualizar as configurações efetuadas na instalação do suricato, Clique em "Testar Conexão" para verificar se a conexão estã sendo efetuado com sucesso
     
    Exemplo - Banco de Dados
     
Exemplo - Conexão Realizado com sucesso
 
Possíveis erros que podem ocorrer no teste de conexão ambiente de produção
 
VARIÁVEL de AMBIENTE TNS_ADMIN
  • Definir o diretório onde será mapeado o TNSNAME.ora do Oracle, em ambientes que existem Oracle 11g 64 bits com Oracle client 11g 32 bits, alguns casos quando vai configurar o ambiente de produção do SURICATO realizando um teste de conexão.
  • Para resolver esse erro, definir o parâmetro da VARIAVEL TNS_ADMIN.
  • Diretório do Oracle onde está mapeado o TNSNAMES.ora.
    Exemplo: “C:\app\Administrator\product\11.2.0\dbhome_1\NETWORK\ADMIN”
     
    Figura: Variável de Ambiente TNS_ADMIN
     
    Configurações PATH do Windows para o ORACLE
  • No PATH do Windows, é necessário mapear os diretórios do Oracle 11g 64 bits e Oracle 11g client 32 bits na ordem abaixo, sendo que o client deve vir primeiro:
    Exemplo:C:\app\Administrator\client_1;C:\app\Administrator\product\11.2.0\dbhome_1\bin;”
    Observação: O diretório do “client” deve ser mapeado até o arquivo “oci.dll”, em alguns ambientes pode estar no diretório “..\client_1” ou “..\client_1\bin”.
     
    Figura: Variável de Ambiente PATH Oracle Windows
     
  • NÃO deve existir a variável de ambiente ORACLE_HOME no Servidor de Aplicação do SURICATO, pode ter conflito com a conexão do PHP com o ORACLE.
  • Após realizar todos os procedimentos acima, se o erro persistir deve ser reiniciado o Servidor do SURICATO para que o Windows reconheça as alterações das variáveis de ambiente.
     
Como verificar se (Módulos, bibliotecas, dll’s) inicializou com o PHP:
  • O arquivo “info.php” é usado para identificar os parâmetros iniciais do PHP, é possível saber todos os parâmetros que estão configurados (diretório onde estão carregando as extensões, quais extensões carregadas, entre outros parâmetros).
Exemplo:https://172.16.9.13/suricato/info.php
  • Neste exemplo, consta o IP do servidor e a informação consta o info.php.
  • O parâmetro “PHPIniDir” indica qual a pasta que o PHP está usando.
  • Essa parametrização de diretório está no arquivo “httpd.conf” localizado no diretório:“C:\Program Files\Telematica\SURICATO\apache\conf”
     
Figura: Configuração arquivo (httpd.conf)
 
Figura: Link (Scriptcase / Info.php)
 
  • Diretório onde o PHP carrega as extensões, editar o arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\Apache\php”
  • Verificar se o caminho do diretório está correto, atenção nas (barras / e contra barras \) em alguns servidores pode ter diferença, depois que alterar o diretório, reiniciar o serviço Telematica SURICATO.
 
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
 
Figura: Link (Scriptcase/ Info.php)
 
  • No arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\apache\php
  • Verificar se as extensões estão habilitadas na inicialização do PHP.
  • Os parâmetros que estão sem ponto e vírgula indicam que a extensão está habilitada.
     
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
 
  • Após realizar as alterações acima e reiniciar o serviço Telematica SURICATO, no link do “scriptcase/info.php”, verificar se a extensão foi carregada.
  • Esse mesmo procedimento pode ser feito caso o PHP indique ausência de alguma extensão.