Teste de Conexão Ambiente de Produção (SCRIPT/PROD)
Criando teste de conexão ambiente de produção manualmente.
Para a criação de conexão ao banco de dados, entre no browser (navegador) e digite o endereço do IP do Servidor SURICATO (IP da maquina que utilizará o SURICATO, https//IPDaMaquina/scriptcase/PROD.):
Exemplo: https://172.16.14.60/scriptcase/PROD
Atenção: Verificar se o status do Serviço "TelematicaSuricato" esteja "em Execução", Caso contrario Inicia-lo.
Exemplo - Serviço "Telemática Suricato"
Será exibida a página para criação de conexão ao banco de dados:
No exemplo abaixo, será realizada a conexão com banco de dados ORACLE.
Selecione o idioma e entre com a senha: 123456
Pressione o Botão Login para prosseguir com o Ambiente de Produção
Exemplo - Conectar ao Ambiente de Produção
Para conexão com o banco de dados, é obrigatório que o nome da conexão seja SURICATO. Então para conexão, entre na opção editar conexão existente.
Menu - Ambiente de Produção
Selecione o Banco que deseja conectar e clique em Editar
Exemplo - Edição de Conexão
Selecionar Opção Oracle e clicar em Proceed.
Exemplo - Seleção do Banco
Manter as configurações abaixo e clicar em Proceed.
Exemplo - Configurações do Banco
Informar o TNS_NAMES do Oracle e clicar em Proceed.
Exemplo - Seleção do Banco
Informar o usuário e senha do SURICATO e clicar em Proceed.
Exemplo - Conexão ao Banco
Clicar em Test.
Exemplo - Testar Conexão
Exemplo - Relatório da conexão
Possíveis erros que podem ocorrer no teste de conexão ambiente de produção
VARIÁVEL de AMBIENTE TNS_ADMIN
Definir o diretório onde será mapeado o TNSNAME.ora do Oracle, em ambientes que existem Oracle 11g 64 bits com Oracle client 11g 32 bits, alguns casos quando vai configurar o ambiente de produção do SURICATO realizando um teste de conexão.
Para resolver esse erro, definir o parâmetro da VARIAVEL TNS_ADMIN.
Diretório do Oracle onde está mapeado o TNSNAMES.ora.
No PATH do Windows, é necessário mapear os diretórios do Oracle 11g 64 bits e Oracle 11g client 32 bits na ordem abaixo, sendo que o client deve vir primeiro:
Observação: O diretório do “client” deve ser mapeado até o arquivo “oci.dll”, em alguns ambientes pode estar no diretório “..\client_1” ou “..\client_1\bin”.
Figura: Variável de Ambiente PATH Oracle Windows
NÃO deve existir a variável de ambiente ORACLE_HOME no Servidor de Aplicação do SURICATO, pode ter conflito com a conexão do PHP com o ORACLE.
Após realizar todos os procedimentos acima, se o erro persistir deve ser reiniciado o Servidor do SURICATO para que o Windows reconheça as alterações das variáveis de ambiente.
Possíveis erros que podem ocorrer no teste de conexão ambiente de produção
Extensão do PHP não carregada.
Figura: Ambiente de Produção Erro PHP Conexão
Quando configurar o ambiente de produção no SURICATO e o erro acima estiver sendo apresentado mesmo com o PATH configurado com (Oracle client e Oracle server) é necessário direcionar o PATH do “ORACLEINSTANTCLIENT”, esse erro ocorre porque o PHP não está conseguindo encontrar o arquivo “oci.dll” ou a versão de “oci.dll” do Oracle não é compatível com a versão do PHP.
Informe o diretório da pasta “ORACLEINSTANTCLIENT” localizada no diretório do “Apache” do SURICATO. Se o erro persistir o Servidor de Aplicação SURICATO deve ser reiniciado para que o Windows reconheça as alterações.
Como verificar se (Módulos, bibliotecas, dll’s) inicializou com o PHP:
O arquivo “info.php” é usado para identificar os parâmetros iniciais do PHP, é possível saber se todos os parâmetros que estão configurados (diretório onde está carregando extensões, quais extensões carregadas, entre outros parâmetros).
O parâmetro “Loaded Configuration File” indica qual a pasta que o PHP está usando.
Figura: Link (Scriptcase / Info.php)
Diretório onde o PHP carrega as extensões, editar o arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\Apache\php-5.2.11”
Verificar se o caminho do diretório está correto, atenção nas (barras / e contra barras \). Em alguns servidores pode ter diferença. Depois que alterar o diretório, reiniciar o serviço Telematica SURICATO.
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
Figura: Link (Scriptcase / Info.php)
No arquivo “php.ini” localizado no diretório: “C:\Program Files\Telematica\SURICATO\apache\php-5.2.11”
Verificar se as extensões estão habilitadas na inicialização do PHP.
Os parâmetros que estão sem ponto e vírgula indicam que a extensão está habilitada.
Figura: Configuração arquivo (Php.ini)
Após realizar as alterações acima e reiniciar o serviço Telematica SURICATO, no link do “scriptcase/info.php”, verificar se a extensão foi carregada.
Esse mesmo procedimento pode ser feito caso o PHP indique ausência de alguma extensão.