Verifique se já existe o Java JRE instalado na sua máquina. Através do prompt DOS, digite o comando: C:\java -version, você deverá ver algo semelhante à imagem abaixo.
Atenção: Caso a máquina não tenha nenhuma versão instalada, instale o JAVA JRE antes de ir para o próximo passo (no exemplo deste manual a versão é 1.8.0_181).
Exemplo - Verificar versão do Java
Criar variável de ambiente do Java, direcionando para o diretório do JRE. Depois de ter instalado o Java no Windows, você deve configurar a variável de ambiente JAVA_HOME para apontar para o diretório de instalação Java. A configuração das variáveis de ambiente pode ser diferente de acordo com o sistema operacional ou as especificações da empresa. Neste manual aparecerão várias versões e todas elas são compatíveis com o SURICATO.
Para configurar a variável JAVA_HOME:
Localize o diretório de instalação Java:
Se você não alterou o caminho durante a instalação, ele será parecido com: C:\Program Files\Java\jre1.8.0_181
Clicar com o botão direito do mouse em: Este Computador: Clique em propriedades;
Clique em configurações avançadas do sistema. Será exibida a tela abaixo:
Exemplo - Propriedades Avançado do Sistema
Clique no botão Variáveis de Ambiente. Será exibida a tela abaixo:
Exemplo - Variável de Ambiente Java JDK
No exemplo, a JAVA_HOME já está criada, uma vez que já foi configurada.
Caso esta variável não exista: Clique no botão Novo.
Será exibida a tela abaixo.No campo, Nome da variável, digite: JAVA_HOME e no campo, Valor da variável, digite: (C:\Program Files\Java\jreX.X.X) em seguida clique no botão OK.
Exemplo - Cadastro nova Variável de Ambiente
A etapa de preparação do ambiente está finalizada.
Configurando VARIÁVEL de AMBIENTE do ORACLE
No Servidor de Aplicação do SURICATO para que o Instalador e o SURICATO funcionem corretamente no ambiente Windows Server 64 bits e Oracle 11 g 64 bits é necessário criar variáveis de ambiente.
VARIÁVEL de AMBIENTE NLS_LANG
Definir o idioma de CHARSET do Oracle, em ambientes com aplicação Web que o software acessa tabelas por meio da interface gráfica, existem scripts que fazem inserção de caracteres com acentuação na base de dados, no caso do Oracle, para que não ter problema dos caracteres não serem reconhecidos corretamente, é necessário que exista a variável NLS_LANG no servidor de banco de dados ou no Servidor de Aplicação.
Será necessário criar VARIÁVEL de AMBIENTE NLS_LANG se o script abaixo não funcionar no Oracle: