3.3. Recursos do Sistema

 
  • A partir do momento em que os colaboradores forem registrados no SURICATO, o sistema apresenta recursos funcionais para o controle de acesso e manutenção individual ou coletiva.
  • São recursos que estão relacionados aos acessos às áreas controladas e também às funcionalidades operacionais do dia-a-dia da empresa.
 
Relação dos recursos e suas funcionalidades:
  • Programação – agendamentos de alterações (trocas) no sistema SURICATO com utilização do processo automático (serviço SURICATO que compõe o produto). As trocas podem ocorrer em troca de escala, troca de grupo de acesso, troca de horário e troca de pontes.
  • Área Restrita – possibilita que um determinado colaborador tenha acesso a um local que lhe é restrito (fora do seu grupo de acesso) por um tempo determinado. O acesso restrito complementa o grupo original da pessoa.
  • Benefício – se a empresa realizar a distribuição de benefícios aos colaboradores (cestas básicas, prêmios, brindes, etc.), o SURICATO apresenta uma funcionalidade que controla e registra essa ação. Para isto basta configurar um CODIN como benefícios. Após isto, basta utilizar o recurso de controle de benefícios para que seja realizado um controle sobre: distribuição, produtos, quantidades, históricos e relatórios.
  • Crédito de Acesso – controla e distribui créditos aos colaboradores da empresa.
  • Controle de Materiais – cadastra materiais que terão permissão de sair da empresa junto a um determinado colaborador. Todo material deve ter um colaborador como responsável. Permite realizar, ainda, a autorização de entrada e saída, solicitação de saída e movimentação do material.
  • Liberação de Faixa Horária – permite prolongar o horário de um determinado colaborador, de acordo com a necessidade. Essa liberação só é permitida para o dia corrente, ou seja, não se trata de uma programação de troca de horário, mas sim de uma liberação ocasional. A liberação de faixa horária não altera a escala do colaborador.
  • Autorização de Entrada – permite ao colaborador ter acesso à empresa fora de seu perfil, ou seja, se o colaborador precisar entrar na empresa num dia em que não esteja escalado para tal, esse recurso poderá ser utilizado para autorizar a entrada somente em uma data específica. Nesse momento, outro crachá será disponibilizado para o colaborador e perderá a validade tão logo acabe o prazo previamente programado. O sistema SURICATO permite que ocorra um agendamento para a autorização da entrada.
  • Crachá Provisório – utilizado em caso de perda, roubo ou esquecimento do crachá titular. No momento da atribuição do crachá provisório, o titular é bloqueado (por motivo de segurança). Essa ação é automática e o provisório possui uma data e horário de validade. Se ocorrer a expiração da data e hora, ambos os crachás permanecerão bloqueados. O titular é liberado somente após a baixa do crachá provisório.
  • Bloqueio e Desbloqueio de Crachás e Colaboradores – o crachá permanece bloqueado até ocorrer o seu desbloqueio (e somente neste caso). No caso de data e hora de validade expirada, o crachá permanece bloqueado. A função de bloqueio de colaboradores tem uma funcionalidade dupla: bloqueia o colaborador e também o crachá titular (por segurança).
  • Envio de Mensagem Individual ou Coletiva – O sistema SURICATO permite que sejam enviadas mensagens aos colaboradores, através dos dispositivos CODINs, de maneira individual ou coletiva. A mensagem é disponibilizada no momento do acesso do colaborador através do dispositivo. Pode ser configurado o número de vezes que será mostrada no visor dos CODINs e a data de início e término da mensagem. Esta será vista em todos os CODINs do grupo de acesso do colaborador.
  • Afastamento – o SURICATO permite efetuar o afastamento de pessoas, bloqueando o crachá por um período pré-definido.
  • Filtro de abrangência – o filtro de abrangência serve para separar a visibilidade do usuário no sistema, sendo possível dividi-la por empresa, filial, tipo de colaborador, empresa terceira, contrato, centro de custo, situação trabalhista, organograma, local, colaborador responsável, planta, CODIN, grupo de acesso e portaria.
  • Log – todas as aplicações registram as ações executadas em arquivos do tipo Log. O sistema armazena uma tabela com o usuário logado no sistema no momento da ação e permite que esse registro seja consultado posteriormente. Esse recurso permite segurança para a instalação, uma vez que é possível reconhecer quem acessou tal aplicação, em que momento e o que fez (inclusão, alteração ou exclusão).
  • Idioma – o SURICATO possui três idiomas: português, inglês e espanhol.