-
Colaboradores são pessoas identificadas no sistema SURICATO de três maneiras: Empregados, Terceiros e Parceiros.
-
Dos colaboradores, o sistema registra e mantém as seguintes informações:
-
Cadastro completo do colaborador – registra os dados individuais de cada pessoa no sistema, incluindo desde a data de admissão até os números de documentos como CPF e carteira de habilitação.
Perfil – configura as regras de acesso de cada pessoa.
-
As regras são partes fundamentais das validações de acesso que o sistema deve tomar como parâmetro para garantir a integridade das informações.
-
Entre as validações principais estão controles como: verificações de grupo de acesso, anti-dupla, faixa horária, validade do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e validade do treinamento.
Históricos (crachá, afastamento, escala, baixa de crachá, cargo, local, filial, centro de custo e contrato)
-
Mantém e controla alterações nos registros de colaboradores. Permite consultas e alterações, possibilitando manutenções dos dados sobre os colaboradores e ajuste de cargos, escala, situação, etc.
-
Crachás – informa o número do cartão atribuído ao colaborador. Por meio dessa função atribui-se um número para o crachá e também a sua data de validade, além de gerenciar todos os que já foram disponibilizados.
-
Baixa de Crachá – é utilizado quando o crachá não será mais utilizado e será atribuído outro crachá para o colaborador, no caso de perda ou roubo.
-
Afastamento – especifica a situação do colaborador na empresa. Em caso de afastamento, temporário ou definitivo, deve ser registrado um histórico de afastamento, com a devida situação trabalhista, que é cadastrada no sistema, conforme a regra da empresa. Se a situação estiver definida para bloqueio de acesso, o crachá desta pessoa será bloqueado automaticamente durante o período determinado de afastamento.
-
Escala – especifica a escala de trabalho do colaborador. Cadastrar a escala significa estabelecer horários de acesso à empresa e de marcação de ponto permitidos para o colaborador. A escala pode ser programada conforme os dias da semana e também pode ser adaptada para até 7 faixas horárias por dia. No histórico de escalas ocorre a atribuição ao colaborador da escala definida no sistema.
-
Cargo – determina qual o cargo ocupado pelo colaborador na empresa. No cadastro da empresa existe o recurso de inserir todos os cargos e no histórico de cargos, e de atribuí-los a um colaborador.
-
Local – especifica a posição do organograma da empresa que é ocupada pelo colaborador. No cadastro de empresa, deve ser informado o organograma de maneira a definir os locais para cada um na empresa. No histórico de locais, é mantido um registro de acordo com a condição do colaborador.
-
Filial – especifica a filial a qual o colaborador pertence. O cadastro de filial registra as filiais existentes na empresa, além de informar as diferenças de fuso horário, para o controle de pontos e acessos.
-
Centro de Custo – especifica a qual centro de custo da empresa pertence o colaborador.
-
Contrato – utilizado para terceiros, o histórico de contratos define o tipo e a validade do contrato do terceiro na empresa. Os contratos devem ser cadastrados no sistema e depois atribuídos a um terceiro.
Grupo de Acesso – todo colaborador deve pertencer a um grupo de acesso no sistema para que suas permissões de acesso sejam estabelecidas.
-
Um grupo de acesso corresponde a um grupo de CODINs ao qual o colaborador terá permissão de acesso.
-
Esse grupo de CODINs corresponderá às áreas da empresa as quais o colaborador terá acesso. No SURICATO, o grupo de acesso pode ser atribuído ou alterado individual ou coletivamente.
-
Existe um grupo de acesso para cada situação: dias normais (úteis), sábados, domingos e feriados.
|