2.4. Módulos do Sistema SURICATO
Módulo de Monitoramento Gráfico On-line
-
Desenvolvido em Java, permite a visualização de alarmes na planta do cliente e a tomada de ações (tratamento e encerramento de alarmes) on-line. Oferece, também, visualização do dispositivo (em seu local na planta), no momento da ocorrência do alarme ou evento.
-
É integrado ao CFTV e permite visualizar vídeos e imagens no momento da ocorrência dos alarmes e/ou em tempo real das instalações controladas por câmeras de segurança.
-
Por conta dessa integração, na ocasião de uma ocorrência, o monitoramento prioriza a apresentação de modo visual na tela, e o operador pode acionar o vídeo do local no momento da ocorrência do alarme e tomar as devidas providências seguindo ou não um procedimento previamente planejado. Todo evento pode ser reconhecido ou tratado. Reconhecer é uma maneira de informar que já se tomou conhecimento sobre a ocorrência e que o tratamento será enviado posteriormente. Tratar significa enviar o comando (bloqueio, liberação, etc.) para solucionar a ocorrência.
-
O Monitoramento Gráfico on-line do SURICATO permite várias outras maneiras de tratamento de um alarme, de acordo com o tipo de evento: bloqueio de acesso, arrombamento, invasão, dedo do pânico, acesso por coação.
-
A interface é amigável para que o operador não tenha dificuldades na operação. Para a visualização das plantas da empresa, sugere-se a utilização de plantas baixas, em formato SVG (Scalable Vector Graphics).
-
O sistema possui uma barra de ferramentas com botões dinâmicos e indicativos das funcionalidades, e permite o zoom das áreas na navegação e alteração da planta de maneira rápida e amigável, com controle na tela.
Módulo Gerador de Relatórios
-
Permite gerar relatórios desenhados de acordo com a necessidade do cliente. O Gerador de Relatórios é uma ferramenta amigável e robusta, disponível na barra de menu do produto (desde que adquirido pelo cliente).
-
Com o Gerador de Relatórios é possível criar relatórios com filtros de pesquisas, quebras, totalizações, gráficos, ordenação, paginação e impressão em PDF e XLS, além de outros recursos.
Módulo Active Directory (do Windows)
-
O sistema de integração com o AD integra as permissões de rede dos colaboradores ao sistema de controle de acesso SURICATO, controlando o acesso lógico deles ao parque de máquinas da empresa.
-
É necessária a disponibilização de ambiente Windows 2003 Advanced Server com protocolo LDAP.
O controle é feito, com o seguinte fluxo:
-
O colaborador receberá uma conta de acesso ao AD com os respectivos direitos de acesso que sua função permite (isso será feito pelo administrador do AD). É nessa conta de acesso, no AD, que deverão ser identificadas quais máquinas (ou faixa de IPs) esse usuário poderá acessar.
-
A integração será responsável por liberar ou bloquear a conta do colaborador. Isso será feito levando em conta os registros de acesso aos CODINs, validando o acesso e em qual nível será realizado, de forma a liberar ou bloquear o acesso lógico do colaborador.
|