1.1. Glossário

 
  • Neste tópico, o usuário terá acesso a um glossário que tem a finalidade de facilitar o entendimento de alguns termos que serão encontrados neste manual.
     
    Glossário
  • Acesso: passagem para algum local que necessita de identificação no dispositivo controlador.
  • Alarme: é o evento gerado por um sensor ou um acesso negado que será monitorado e tratado.
  • Anti-dupla ou anti-passback, funcionalidade que bloqueia o acesso de um crachá na tentativa de um segundo acesso no mesmo sentido consecutivamente.
  • Baixa: desvincula a identificação dada a um crachá, tornando-o apto a ser reutilizado (pode ser feito para pessoas, veículos ou ativos).
  • Benefícios: distribuição de um item (produto, objeto, alimento) ao colaborador, controlado por um CODIN do tipo benefício.
  • Bloqueio: gera a interrupção no acesso a um determinado local.
  • CFTV: Circuito Fechado de TV. Dispositivo com câmeras internas e externas de captura de imagem em tempo real que gravam e reproduzem os instantes de eventos.
  • Crachá mestre: é vinculado a um responsável, permite o acesso a todos os locais controlados sem restrição. Também permite a configuração dos parâmetros do controlador CODIN.
  • CODIN: dispositivo controlador, dotado de circuito eletrônico, baseado em microprocessador, capaz de acionar dispositivos mecânicos que controlam a passagem, liberando ou bloqueando o acesso.
  • Colaboradores: termo utilizado para definir empregados, terceiros ou parceiros, ou seja, quem possui algum vínculo com a empresa, seja por contrato ou por prestação de serviço.
  • Crédito de Acesso: quotas para controlar a quantidade de vezes que um crachá poderá acessar um determinado local, principalmente utilizado no controle do refeitório.
  • Desbloqueio: libera o acesso de um crachá ou o funcionamento de um controlador CODIN para receber a passagem de um crachá.
  • Dispositivos: todos os equipamentos eletrônicos que estão envolvidos na segurança e controle de acesso são chamados de dispositivos. Alguns deles são: CODINs, Leitora de Crachá, CFTV.
  • Equipamento REP: equipamento de registro eletrônico de ponto que foi homologado conforme os requisitos da Portaria MTE 1510.
  • Evento: ação gerada a partir de um acesso (válido ou não) nos controladores CODINs, ou situação de mudança de estado de um alarme gerenciado pelos controladores CODINs.
  • Faixa Horária: período ou intervalo de horas e minutos, inicial e final, que permite o acesso através da passagem de crachá por um controlador CODIN. Pode estar dividida entre Ponto e Acesso e são definidas como:
  • Início da Faixa de Acesso;
  • Início da Faixa de Ponto;
  • Fim da Faixa de Ponto;
  • Fim da Faixa de Acesso.
  • Cada uma dessas faixas compreende um horário.
  • As faixas horárias também são utilizadas dentro do cadastro de CODINs, definindo em qual o horário um determinado CODIN poderá receber acesso. Nesse caso, são associados quatro tipos de situações:
  • Dias Normais;
  • Sábados;
  • Domingos;
  • Feriados.
  • Cada situação apresenta uma faixa horária cadastrada.
  • Faixa de Acesso: é utilizada dentro do cadastro de um Grupo de Acesso para denominar os acessos de cada colaborador com horário inicial e final.
  • Funções: são utilizadas nos CODINs para diferenciar acessos e validações de acesso. As funções devem ser cadastradas no sistema e definidas nos CODINs, por um número a ser digitado na hora do acesso.
  • Gateway: módulo de comunicação entre o SURICATO e os controladores CODINs.
  • GRID ou GRADE: forma de representação de uma consulta em formato de tabela.
  • Grupo de Acesso: conjunto de um ou mais controladores CODINs que, vinculados a uma pessoa, possibilitam o acesso a local controlado.
  • Grupo de CODINS: conjunto de um ou mais controladores CODINs que compartilham a mesma funcionalidade, como por exemplo, aplicativos, listas etc.
  • Grupo de Visitantes: dois ou mais integrantes de uma mesma empresa, com interesses comuns na empresa visitada, podem compor um grupo de visitantes no sistema.
  • Históricos: o sistema mantém um histórico com as atualizações das informações sobre cada colaborador, com relação de dados como: filial, local, cargo, escala, afastamento, crachá, centro de custo e contratos; que podem ser consultados posteriormente, conforme necessidade. O intuito dos históricos é fornecer dados sobre o que aconteceu com um determinado colaborador ao longo de sua trajetória na empresa.
  • Leitora de Cartão: dispositivo eletrônico que deve ser instalado na máquina na qual será realizado o cadastramento de colaboradores ou entrada de visitantes e candidatos. O aparelho dispõe de tecnologia capaz de ler e gravar o cartão.
  • Liberação: conceder permissão para acesso através de um ou mais dispositivos.
  • Lista de Bloqueio: é carregada nos CODINs, informando os números dos crachás de todos os colaboradores sem autorização de acesso.
  • Lote de Comandos: são comandos configurados que serão executados automaticamente, numa sequência de reação.
  • Materiais: objetos que podem ser associados a uma pessoa ou colaborador da empresa e devem ser controlados na entrada e saída da portaria.
  • Matrícula: sequência numérica que identifica o colaborador na empresa.
  • Número do Crachá: número que é atribuído ao crachá do colaborador. Esse número é de sequência livre e pode ter no máximo 12 dígitos.
  • Número Físico do Crachá: é atribuído ao crachá na sua fabricação. O detentor desse número é a empresa fabricante ou criadora do crachá, e não a empresa que atribuirá um dado crachá a um colaborador. Serve como recurso para não haver fraudes nos cartões e a associação do número físico com o número do crachá serve como segurança para a empresa.
  • Ocorrência: registro dos alarmes gerados com intenção de informar o responsável configurado. 
  • Perfil: definição das políticas de acesso de uma ou mais pessoas.
  • Pessoa: termo de tratamento no sistema para identificar um visitante ou candidato.
  • Planta: local físico onde está o sistema de controle de acesso.
  • Off-line: representa que o dispositivo está “temporariamente fora do ar”, ou seja, sem comunicação com o servidor e, por isso, irá operar com sistema de validação de listas (lista de liberação, lista de bloqueio, lista de visitantes, lista de templates de digitais).
  • On-line: o dispositivo está com comunicação com o servidor.
  • Reação: ação a ser tomada mediante a ocorrência de um evento.
  • Reação de Acesso: está relacionada à passagem de uma pessoa, colaborador, objeto ou ativo através de um dispositivo de controle de acesso (catraca, cancela, torniquete).
  • Reação de Alarme: está relacionada a um evento gerado num dispositivo associado ao CODIN, como, por exemplo, um sensor.
  • REP: Registro Eletrônico de Ponto.
  • Tabela de Atividade: essa tabela será preenchida pelas escalas que estiverem definidas no campo Feriados = F, e quando o horário for Noturno. Caso não haja diferença entre diurno e noturno, informe o mesmo código para os dois dados. As tabelas disponíveis podem ser consultadas utilizando-se o botão Pesquisa.
  • Tipo de Acesso: denomina o estado da marcação do crachá no momento do acesso.
  • Tipo da Situação: denomina a situação atual do colaborador na empresa.
  • Visitantes: pessoas que podem ter acesso à empresa, desde que sejam cadastradas no sistema com atribuição de crachá, captura de foto, documentos e autorização de acesso.